Cuidados ! Qual a Importância de se Usar o Condicionador nos cabelos ?


Meninas, essa semana ouvi o seguinte comentário " meu cabeleireiro me indicou a não usar condicionador ". Será ? Enjoy !

Qual a Função do condicionador ?

O condicionador possui substâncias que deixam o produto com carga elétrica positiva. Por isso, ao entrar em contato com os fios negativamente eletrizados pelo uso do shampoo os tornam neutros e muito mais fáceis de pentear. Além disso, condicionadores também têm substâncias, como o silicone, que simulam a camada de proteínas e aminoácidos que ajudam a botar as escamas em ordem.



Fatores que deixam o cabelo ressecado, sem brilho, arrepiado e embaraçado

Tratamentos químicos: Causam a destruição da cutícula;
Lavagens freqüentes: Shampoos com grandes concentrações de detergente ou ph alcalino;
Escovação freqüente: Ativa a eletrostática das escamas da cutícula;
Secadores elétricos: Cargas elétricas negativas do ar e desidratação dos fios;
Sol e vento: Causam a desidratação dos fios;
Ar condicionado: Retira a umidade do ar;
Distúrbios de saúde: Falta de óleos poliinsaturados, vitaminas, proteínas, etc.


Como escolher um condicionador adequado para seu tipo de cabelo

Seco e quebradiço: Nesse caso, há aspereza e falta hidratação. Procure optar por formulações com óleos de uva, abacate e oliva, que hidratam e formam um filme à volta do cabelo, e substâncias que minimizem arrepiados. A queratina também uniformiza a superfície do fio.

Dica: Procure usar shampoo e condicionador da mesma linha.

Arrepiado e volumoso: O excesso de volume pode ser nato ou estar ligado a alterações nas escamas – com a superfície irregular, as mechas ficam elétricas e armadas. Não dispense os silicones, que domam a rebeldia, os emolientes, que amaciam, e os aminoácidos, que preenchem a superfície.

Com quimica: Tinturas e alisamentos fazem com que as escamas do cabelo se abram, deixando-o irregular e fragilizado. O ideal é aquele que traz proteínas que preenchem as depressões, nivelando a superfície. Para que os pigmentos de cor não se desbotem, é preciso filtro solar e vitaminas antioxidantes. Não esqueça: jamais deixe condicionador do tipo “com enxágüe” nos fios.

Cacheados: É propenso ao ressecamento e à falta de brilho, e a porosidade é um problema comum. Ativos emolientes e protetores são indispensáveis nesse caso. Entre os mais eficientes estão o pantenol, a manteiga de karité, o óleo de macadâmia, extratos de olíbano e de dendê. A lista inclui os polímeros, que aumentam a maleabilidade.

Fino e oleoso: Se não for hidratado, as glândulas do couro cabeludo produzirão ainda mais óleo, fazendo o cabelo pesar. Procure fórmulas que diminuam a gordura e, ao mesmo tempo, aumentem a maciez. As que incluem frutas cítricas cumprem bem o papel.



Segredos para uma boa lavagem

Mesmo quem tem cabelo fino precisa de um condicionador para o deixar hidratado, protegido, fácil de pentear, brilhante e com um aspecto saudável. No entanto, o condicionador não precisa ser aplicado a partir da raiz, já que os primeiros centímetros de cabelo, sendo ainda jovens, estão em perfeitas condições.

Assim, aplique só a partir do meio até às pontas, uma quantidade equivalente a uma colher de café por cada palmo de cabelo em comprimento. Se lavou o cabelo, ele não estará embaraçado e bastará penteá-lo com os dedos para distribuir o condicionador, mas se precisar use um pente de dentes largos. Em geral o condicionador não precisa de tempo (exceto quando indicado na embalagem) e deve enxaguá-lo pelo menos 30 segundos.

Se o seu cabelo precisar, aplique uma máscara específica (hidratante, suavizante, purificante, calmante, anti-caspa, atualmente existe resposta para todas as necessidades do cabelo), 1 ou 2 vezes por semana, seguindo as instruções da respectiva embalagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário